Cláudio Naranjo
Idealizador do Projeto

 

 

 

 

 

 

 


Clique no banner abaixo para mais informações sobre o próximo evento:


Eneagrama: chave que revela sua personalidade

O que é?

O Eneagrama é representado por uma figura geométrica constituída por um círculo, um hexágono e um triângulo que, segundo o pesquisador e escritor inglês John G. Bennett remonta de 4.500 anos na Mesopotâmia, sendo desde esta época utilizado para resolver problemas de difícil solução.

Origem

Há indícios de que o conhecimento do Eneagrama tenha influenciado a maioria das religiões, inclusive o Cristianismo, bem como algumas escolas místicas e grupos de pessoas voltadas para a busca da verdade de si mesmos. Tal tradição foi preservada pelos Sufis, que se tornaram os guardiões desta antiga sabedoria.
As primeiras informações mais detalhadas que o Ocidente obteve do Eneagrama se deveram a G. I. Gurdjieff, um mestre espiritual de grande magnetismo pessoal, que se referia a ele como um mapa cósmico ou como um símbolo geométrico de leis universais. Dizia que seus guardiões o utilizavam para mapear processos cosmológicos e para o desabrochar da consciência humana.
No início dos anos setenta, o boliviano Oscar Ichazo transmitiu o conhecimento do Eneagrama a um grupo de pessoas selecionadas, de uma maneira bem mais sistematizada do que aquela adotada por Gurdjieff. A transmissão do conhecimento se deu em uma longa vivência realizada no Deserto de Arica, norte do Chile, onde se encontrava como um dos participantes o psiquiatra chileno Claudio Naranjo.

Cláudio Naranjo

Cláudio Naranjo colocou o Eneagrama no contexto das idéias psicológicas, dotando este sistema das peças que faltavam para essa linguagem. Ele esclareceu e possibilitou que pessoas se auto-identificassem com o seu tipo de personalidade e pudessem orientar-se no caminho interior como buscadores da verdade e da transformação pessoal. Ele transformou o uso do eneagrama, antes passado de mestres para discípulos oralmente, em um vasto estudo de caráter, unindo o conhecimento da ciência psiquiátrica e psicológica com os princípios budistas e sufis. Como ferramenta de autoconhecimento, ele facilita a identificação do padrão de conduta - o que nos leva a agir de determinada forma e por que damos sempre a mesma resposta emocional em relação a algum estímulo. "O método espelha os labirintos da mente. É como um mapa que desvenda os pontos cegos da personalidade, os sistemas de crenças e atitudes, além de muitos outros aspectos da realidade existencial humana". O estudo revela as motivações inconscientes e as razões por trás das escolhas já automatizadas e direciona a busca pela essência de cada um.

Tipos Humanos

De acordo com o eneagrama, há nove tipos de personalidade preponderantes - do perfeccionista, que tem dificuldades em ser aceito e aceitar as pessoas como elas são, ao observador, que age sempre de forma mais racional ou processa tudo pelo objetivo crivo da razão e da lógica. Veja abaixo o resumo dos 9 tipos:

1) Ira - Perfeccionismo, Ressentimento
2) Orgulho - Adulação, Generosidade Egocêntrica
3) Vaidade - Falsidade, Simulação
4) Inveja - Falsa Necessidade, Melancolia
5) Avareza - Distanciamento, Isolamento
6) Covardia - Dúvida, Auto-acusação
7) Gula - Planificação, Charlatanismo
8) Luxúria - Vingança, Punição
9) Preguiça - Indolência, Acomodação

Facilitadora - Fátima Caldas

Médica especializada em neurologia (com residência no depto. de Neurociência do Hospital das Clínicas da USP), é psicoterapeuta com atuação em diversos segmentos da Psicologia Humana: Psicodrama (Instituto Sedes Sapientiae), Terapia Transpessoal (Leonard Or, USA), Regressão por técnicas de respiração (SAT, Espanha), Gestalt, Mente Meditativa, Terapia de Sonhos, Anatomia Emocional - Stanley Kelleman. Faz parte da equipe internacional da Escola SAT e é autorizada por CLAUDIO NARANJO para a aplicação do CURSO DE ENEAGRAMA e do SAT no Brasil.

 

Investimento: R$ 850,00 ou 3x de 300,00. Assegure sua vaga com inscrição prévia no valor de R$ 300,00 a ser descontado do valor total.
Local: Pacaembu - São Paulo - SP
Horário: quinta e sexta das 19h as 23h, sábado e domingo das 8h as 17h.
 

Para garantir sua vaga solicitamos depósito antecipado da primeira parcela. Número limitado de vagas.

Conta corrente para depósito:
Banco: Bradesco
Agência: 2326-4 (Heitor Penteado)
Conta Corrente: 41227-9
Em nome de Maria de Fátima F. Caldas.

Dúvidas e Informações: Tels.: (11) 3862-8872 ou (11) 3872-7803
E-mail: fatimacaldas1@gmail.com
 

j